É a primeira vez na história do Joio que ocorre um edital voltado a pesquisadores. Resultados serão conhecidos no começo de dezembro
O Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) acaba de completar dez anos. Para celebrar essa data, O Joio e O Trigo lança seu primeiro edital voltado a pesquisadores. Serão distribuídas três microbolsas para a realização de trabalhos de divulgação científica a serem publicados até abril de 2025. O intuito desse apoio, garantido pelo Instituto Ibirapitanga, é disseminar materiais relevantes e originais que estejam relacionados às diretrizes do Ministério da Saúde. O formulário para submissão já está disponível.
Os resultados disseminados podem ser oriundos de estudos realizados pelo próprio pesquisador ou de estudos publicados por outros pesquisadores que estudaram temáticas relacionadas ao GAPB.
Contexto geral
O Guia Alimentar é uma referência mundial em termos de diretrizes alimentares. Voltado a toda a população, o documento tem sido celebrado pela maneira como se comunica, pelas recomendações objetivas e por incorporar uma série de dimensões que rompem com o reducionismo nutricional.
Apesar disso, o documento pode e deve ser mais conhecido pelos profissionais de saúde, por gestores de políticas públicas e pela população em geral. Além disso, há aspectos do Guia menos popularizados, e que encorajamos a que sejam abordados nos resultados deste edital.
Contexto específico
Desde a primeira reportagem, o Joio toma o Guia como uma base para a produção jornalística. Essa escolha reflete um pressuposto político de alinhamento às práticas e aos saberes populares que asseguram uma alimentação adequada e saudável, e aos trabalhos científicos que buscam explicitar como as corporações afetam o exercício desse direito.
Ao mesmo tempo, nosso fazer jornalístico está em constante diálogo com a produção científica. Por isso, esse edital é, também, um marco importante nessa troca, que considera a divulgação científica como um desafio relevante na nossa sociedade e em nosso contexto histórico.
Objetivo
Ampliar a visibilidade de trabalhos científicos relevantes sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira. Nossa intenção é desdobrar a produção a respeito do tema para outros formatos, outras maneiras de contar essa história e outros públicos. Por isso, o formato final é variado e pode ser sugerido pelo autor da proposta: uma reportagem em texto, um episódio de podcast, um vídeo, um plano de divulgação, um pequeno evento ou qualquer outro resultado.
Público-alvo
Podem participar pesquisadores de qualquer área de conhecimento. Ao menos uma das vagas será garantida a pesquisadores negros ou indígenas.
Formatos de microbolsa:
Garantir a produção de materiais de divulgação científica. Escolha essa opção se sentir que o fundamental é contar sobre a sua produção em um outro formato, voltado a um público mais amplo.
Desdobrar investigações feitas por outros pesquisadores. Nesse formato, o intuito é trabalhar na divulgação científica trazendo novos olhares a trabalhos já realizados.
Atividades e dedicação
O desenvolvimento do trabalho será acompanhado por um representante do Joio e, eventualmente, por integrantes do comitê de seleção, que podem apresentar dúvidas e questionamentos. É esperado que o bolsista realize ao menos três reuniões do tipo durante esse período.
A dedicação total ao desenvolvimento da microbolsa pode variar de acordo com o tema escolhido, o resultado e o grau de experiência do pesquisador, mas, em todos os casos, a expectativa é de entrega de um trabalho aprofundado e que cumpra com o objetivo de dialogar com o público.
Resultados:
Episódio do Prato Cheio;
Texto a ser publicado no site do Joio e/ou em parceria com outros veículos e projetos;
Plano de divulgação científica;
Outro resultado a ser proposto pelo autor.
Critérios:
A avaliação das propostas pelo comitê de seleção será feita às cegas. Portanto, evite no formulário de inscrição trazer informações que propiciem a identificação do pesquisador, como autoria de trabalhos.
Enquadramento na temática do edital;
Abordagens inovadoras sobre temáticas relacionadas ao Guia Alimentar;
Trabalhos sobre partes menos conhecidas do Guia Alimentar;
Profundidade e ineditismo;
Originalidade do olhar para o tema;
Consistência da ideia, do plano de trabalho e do orçamento.
Comitê de seleção:
Ana Carolina Feldenheimer | Nutricionista, mestre e doutora em Saúde Pública. Professora Associada do Departamento de Nutrição Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro;
Silvana Oliveira | Nutricionista, mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde. Doutoranda em Saúde Coletiva no Instituto de Saúde da Universidade Federal da Bahia;
Raphael Barreto | Enfermeiro, Mestre e Doutor em Saúde Pública. Pesquisador bolsista na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Fiocruz.
Cronograma:
12 a 22.11 | Submissão de propostas
22.11 a 28.11 | Comitê de seleção formado por representante do Joio e três pesquisadoras escolhe propostas vencedoras
2.12 | Anúncio das propostas vencedoras
2 a 13.12 | Assinatura de contrato e reuniões iniciais
Janeiro e fevereiro de 2025 | Realização de reuniões de acompanhamento
Março e abril de 2025 | Publicação final
Valor
As microbolsas terão um valor total de R$ 8.000.
Pagamento
O pagamento será feito em duas parcelas iguais. A primeira será paga no ato de assinatura da microbolsa. A segunda, após concluídas todas as etapas prévias à publicação. É necessário emitir nota fiscal ou entregar um recibo de prestador autônomo (RPA), em todos os casos arcando com os custos e a legislação vigente.
Artigod Microbolsas de divulgação científica – edição especial Guia Alimentar para a População Brasileira publicado em O Joio e O Trigo.
Reportagens – O Joio e O Trigo Leer más